A quimiossíntese é um processo pelo qual organismos produzem energia por meio da oxidação de compostos inorgânicos – como sulfeto de hidrogênio, amônia, sais de ferro, entre outros –, que são utilizados na síntese de compostos orgânicos a partir de gás carbônico (CO2) e água (H2O).
Um processo semelhante ao da quimiossíntese é a fotossíntese. No entanto, na fotossíntese, a energia para a síntese de compostos orgânicos é proveniente da luz. Os principais organismos que realizam a quimiossíntese são as bactérias e arqueas. Os organismos que realizam a quimiossíntese são denominados de quimioautotróficos, quimiolitotróficos ou quimiolitoautotróficos. Podemos observar também, ainda que mais raramente, alguns fungos realizando a quimiossíntese.
Um exemplo de como ocorre a quimiossíntese pode ser observado em bactérias nitrificantes ou nitrobactérias, que vivem no solo e são de grande importância ecológica, pois são essenciais na ciclagem do nitrogênio na natureza. Essas bactérias utilizam a energia química proveniente da oxidação de compostos inorgânicos, como íons amônio ou íons nitrato, para a síntese de compostos orgânicos. Esse processo ocorre em duas etapas:
1ª etapa:
Íon amônio (NH+4) + O2 → Nitrito (NO-2 )+ Energia
2ª etapa:
6 CO2 + 6 H2O + Energia → C6 H12 O6 + 6 O2
O nitrito produzido na primeira etapa é transformado por outro grupo de bactérias em nitrato e, assim, absorvido pelas plantas e utilizado em sua síntese proteica e de ácidos nucleicos.
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada: