Quimiossíntese

Você está aqui:
Quimiossíntese é a de síntese de moléculas orgânicas, a partir de gás carbônico e água, utilizando a energia proveniente de compostos químicos, como sulfeto de hidrogênio.

A quimiossíntese é um processo pelo qual organismos produzem energia por meio da oxidação de compostos inorgânicos – como sulfeto de hidrogênio, amônia, sais de ferro, entre outros –, que são utilizados na síntese de compostos orgânicos a partir de gás carbônico (CO2) e água (H2O).

Um processo semelhante ao da quimiossíntese é a fotossíntese. No entanto, na fotossíntese, a energia para a síntese de compostos orgânicos é proveniente da luz. Os principais organismos que realizam a quimiossíntese são as bactérias e arqueas. Os organismos que realizam a quimiossíntese são denominados de quimioautotróficos, quimiolitotróficos ou quimiolitoautotróficos. Podemos observar também, ainda que mais raramente, alguns fungos realizando a quimiossíntese.

Um exemplo de como ocorre a quimiossíntese pode ser observado em bactérias nitrificantes ou nitrobactérias, que vivem no solo e são de grande importância ecológica, pois são essenciais na ciclagem do nitrogênio na natureza. Essas bactérias utilizam a energia química proveniente da oxidação de compostos inorgânicos, como íons amônio ou íons nitrato, para a síntese de compostos orgânicos. Esse processo ocorre em duas etapas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1ª etapa:

Íon amônio (NH+4) + O2 → Nitrito (NO-2 )+ Energia

2ª etapa:

6 CO2 + 6 H2O + Energia → C6 H12 O6 + 6 O2

O nitrito produzido na primeira etapa é transformado por outro grupo de bactérias em nitrato e, assim, absorvido pelas plantas e utilizado em sua síntese proteica e de ácidos nucleicos.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

Certas bactérias de fontes termais obtêm energia da oxidação de compostos inorgânicos para a síntese de orgânicos
Certas bactérias de fontes termais obtêm energia da oxidação de compostos inorgânicos para a síntese de orgânicos
Por Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados