Órgãos reprodutores da flor

A flor é um ramo modificado que apresenta verticilos férteis. Nessa estrutura, são encontrados os órgãos reprodutores da planta, o androceu (masculino) e o gineceu (feminino).
A flor apresenta verticilos férteis em que são encontradas as suas estruturas reprodutivas, o androceu e o gineceu

A flor é um ramo modificado presente nas angiospermas. Essa estrutura é constituída por apêndices especializados, geralmente dispostos em círculos, denominados verticilos. Mais externamente na flor, podem ser encontrados os verticilos inférteis (cálice e corola), cujo conjunto denomina-se perianto. Mais internamente, encontram-se os verticilos férteis, os quais contêm as partes férteis da flor. Essas partes são:

Androceu: é o órgão reprodutor masculino e é constituído por estames. Eles são constituídos por um filete em cuja extremidade encontra-se uma antera bilobada que contém sacos polínicos. Os estames produzem os grãos de pólen, que darão origem aos gametas masculinos;

Gineceu: é o órgão reprodutor feminino e é constituído por carpelos. O carpelo é formado por estigma, estilete e ovário. O ovário é a porção basal do carpelo, onde se encontram os óvulos. O gineceu pode ser formado por um único carpelo (gineceu unicarpelar) ou por vários carpelos (gineceu pluricarpelar).

As flores podem ser classificadas quanto ao tipo de verticilo fértil que apresentam. Assim, elas podem ser:

  • Perfeita, hermafrodita ou monóclina: apresenta os dois verticilos férteis (androceu e gineceu);

  • Imperfeita, unissexuada ou díclina: apresenta apenas um dos verticilos férteis (androceu ou gineceu). Se a flor apresentar apenas androceu, é denominada de estaminada, e se apresentar apenas o gineceu, é denominada pistilada.

A planta que apresenta flores estaminadas e pistiladas em um mesmo indivíduo é denominada monoica; quando apresenta flores estaminadas e pistiladas em indivíduos diferentes, ela é denominada dioica.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Por Helivania Sardinha dos Santos