Vitamina B2

A vitamina B2, também chamada de riboflavina, é hidrossolúvel e pertence ao Complexo B.
A vitamina B2 pode ser encontrada em grande quantidade no leite

As vitaminas são moléculas orgânicas que desempenham as mais variadas funções no organismo, sendo retiradas normalmente da alimentação. Elas são classificadas em dois grupos principais: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. No grupo das vitaminas hidrossolúveis, ou seja, aquelas que são solúveis em água, encontramos a vitamina C e todas as pertencentes ao Complexo B, das quais se destaca a vitamina B2.

A vitamina B2, também denominada riboflavina, foi descoberta pelo químico Alexander Wynter Blyth em 1879. Esse pesquisador estudava a composição do leite de vaca e percebeu a presença de um pigmento fluorescente de coloração amarela, o qual ele denominou de “lactocromo”. Apesar da descoberta, apenas no início da década de 1930 o pigmento foi isolado.

As principais funções biológicas atribuídas à vitamina B2 são a atuação no metabolismo de lipídios, participação como coenzima e degradação de alguns compostos químicos. Essa vitamina também atua na cadeia respiratória para produção de energia, na oxidação dos aminoácidos e da glicose, na manutenção da integridade dos eritrócitos, no desenvolvimento do feto e no funcionamento dos hormônios da tireoide.

As principais fontes de vitamina B2, além do leite, são carne, peixe e vegetais que apresentam coloração verde-escura, como o espinafre. Vale destacar que, nos alimentos, essa vitamina encontra-se na forma de coenzimas ligadas às proteínas. Essa coenzimas sofrem a ação do ácido clorídrico no estômago e das pirofosfatases e fosfatases no intestino, que provocam a liberação da vitamina B2. O armazenamento é bastante restrito e ocorre no figado, baço e no músculo do coração.

Geralmente pessoas que possuem dieta deficiente e problemas com alcoolismo ou que sofreram grandes cirurgias e queimaduras podem desenvolver a deficiência dessa vitamina. Além desse público, o problema tem sido observado em pacientes infectados com HIV, tuberculose, diabetes e cirrose. Vale destacar que alguns medicamentos podem também influenciar a absorção e levar à deficiência de B2.

A deficiência dessa vitamina pode provocar distúrbios no metabolismo e problemas relacionados com o sistema hematopoietico. Além disso, a carência de B2 interfere no metabolismo da vitamina K e de outras vitaminas do complexo B, tais como a B12 e B6. Pessoas com falta de B2 no organismo normalmente sentem fadiga, sensação de queimação nos olhos e dores na boca. Em casos mais graves, há anemia, inflamações na pele, queilose (inflamação no canto da boca que pode provocar fissuras) e vascularização córnea. Estudos relacionam ainda essa deficiência com aumento no risco de desenvolver câncer, mas esse é um tema ainda controverso.

A recomendação diária de vitamina B2 para crianças é de 04 mg; para adultos, a recomendação é de 1,3 mg/dia. Para garantir a quantidade adequada, é fundamental uma dieta equilibrada. A suplementação com uso de vitamínicos só é recomendada em pessoas com deficiência e que apresentam problemas que afetam a quantidade dessa substância no corpo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos