Aranha-caranguejeira

Aranha-caranguejeira é o nome popular utilizado para se referir a aranhas grandes e repletas de cerdas urticantes, as quais podem provocar alergias graves.

Aranha-caranguejeira é o nome dado a um grupo de aranhas que apresenta como característica mais marcante seu tamanho e a quantidade de cerdas que revestem seu corpo. São animais muitas vezes inofensivos e que apresentam um veneno que, geralmente, não provoca acidentes graves. As cerdas que revestem seu corpo, no entanto, podem provocar alergias graves e, em alguns casos, fatais.

Existem mais de 900 espécies diferentes de caranguejeiras, as quais variam, por exemplo, em suas características físicas. As espécies mais conhecidas de caranguejeira apresentam corpo marrom ou preto, entretanto há até mesmo espécies azuis. As caranguejeiras costumam ficar em suas tocas durante o dia, saindo à noite em busca de seu alimento.

Leia também: Escorpiões — animais que podem gerar graves acidentes com seres humanos

Resumo sobre as aranhas-caranguejeiras

Características gerais da aranha-caranguejeira

Aranha-caranguejeira é o nome dado a diferentes espécies de aranhas que se destacam por serem grandes e repletas de cerdas sobre seu corpo. São animais que, apesar de causar pavor em muitas pessoas, em geral são inofensivas.

As aranhas-caranguejeiras, assim como outras aranhas, são animais invertebrados do grupo dos artrópodes. São as maiores aranhas do mundo, sendo possível observar algumas espécies apresentando mais de 30 cm de comprimento quando a medimos da ponta de uma pata à outra. Outra característica marcante é a presença de inúmeras cerdas sensoriais e urticantes que recobrem todo o corpo da aranha.

Apesar de apresentarem algumas características em comum, aranhas-caranguejeiras não são todas iguais. No total, existem cerca de 900 espécies distintas de caranguejeiras, ocorrendo 300 delas em nosso território. Nesse grande grupo de espécies podemos observar aranhas com várias cores diferentes. As mais comuns e conhecidas são as caranguejeiras marrons ou pretas, entretanto existem espécies vermelhas, azuis e até mesmo com desenhos em seu abdômen e cefalotórax. As espécies mais exóticas são frequentemente alvo de traficantes de animais.

Aranha-caranguejeira na cor azul.
As aranhas da espécie Haplopelma lividum são muito visadas por colecionadores devido à sua coloração peculiar.

Comportamento da aranha-caranguejeira

As aranhas-caranguejeiras são animais mais ativos durante o período noturno, quando saem para caçar as suas presas. São chamadas de animais seminômades, uma vez que não ficam esperando suas presas em teias, comportamento observado em diferentes espécies de aranhas. Durante o dia, as aranhas-caranguejeiras, geralmente, permanecem no interior de tocas ou então sob cascas de árvores e pedras.

Essas aranhas são animais pouco agressivos, sendo que algumas espécies podem até mesmo ser criadas como pets. Outras, no entanto, devem ser evitadas, e o manuseio não é recomendado. Assim sendo, caso queira ter uma aranha-caranguejeira como animal de estimação, deve-se procurar entender qual espécie é a mais recomendada, bem como as formas como ela deve ser criada para evitar acidentes.

Leia também: Aranha-armadeira — espécie que pode causar acidentes fatais

Alimentação da aranha-caranguejeira

Aranhas-caranguejeiras se alimentam de outros animais e, por serem aranhas relativamente grandes, podem se alimentar de presas incomuns para um aracnídeo. Algumas aranhas-caranguejeiras podem se alimentar, por exemplo, de pequenos pássaros, roedores, lagartos, sapos e outras aranhas.

Acidentes com aranha-caranguejeira

Aranha-caranguejeira com cerdas na cor marrom.
Caranguejeiras possuem cerdas que podem provocar alergia.

Aranhas-caranguejeiras são animais pouco agressivos e que raramente provocam acidentes considerados graves em seres humanos. A aranha apresenta veneno, entretanto este não é tão poderoso como o apresentado pela aranha-marrom, a aranha-armadeira ou a viúva-negra. Apesar disso, uma picada de aranha-caranguejeira pode provocar inchaço, coceira, ardência, vermelhidão, câimbra e espasmos musculares. Pessoas idosas e bebês podem apresentar reações mais fortes.

Além do veneno, a aranha-caranguejeira apresenta outra característica que merece atenção: as suas cerdas. Quando se sentem ameaçadas ou quando são esmagadas, cerdas são liberadas no ambiente e podem atingir as nossas vias respiratórias. Essas cerdas podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de alergias graves e potencialmente fatais.

É importante, portanto, evitar manusear as caranguejeiras e nunca matá-las por esmagamento. Ao avistar uma aranha-caranguejeira, recomenda-se que elas sejam apanhadas, por exemplo, com uma pá e sejam colocadas em um outro local.


Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/biodiversidade/aranha-caranguejeira.htm