Anualmente, no dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi instituída no ano de 1974 pela Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a população e elaborar ações que visem à preservação ambiental.
A cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente trabalha uma temática ambiental diferente por meio de atividades realizadas no mundo inteiro. Esse dia também apresenta um país anfitrião diferente a cada ano, onde são realizadas as atividades oficiais de celebração da data.
Leia também: Hora do planeta – movimento de conscientização sobre as mudanças climáticas
O meio ambiente é constantemente afetado por processos de degradação decorrentes das ações antrópicas, e a necessidade de sua preservação tem sido objeto de preocupação há anos. Diante disso, no ano de 1972, realizou-se a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na cidade de Estocolmo, Suécia.
Durante essa conferência, foi estabelecido o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data objetiva sensibilizar a população a respeito da necessidade de preservação do meio ambiente, bem como encorajar a realização de ações para que ocorra essa preservação.
Além da criação dessa importante data, a conferência foi determinante para a criação, no final do mesmo ano, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que coordena os trabalhos da Organização das Nações Unidas relacionados ao meio ambiente. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, teve a participação de representantes de 115 países e de diversas organizações de diferentes segmentos.
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em 1972, produziu ainda uma declaração final, na qual destacava alguns princípios com o objetivo de inspirar e guiar as populações para a preservação e melhoria do meio ambiente humano. A seguir apresentamos alguns desses importantes princípios:
- “O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem-estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras. A este respeito, as políticas que promovem ou perpetuam o apartheid, a segregação racial, a discriminação, a opressão colonial e outras formas de opressão e de dominação estrangeira são condenadas e devem ser eliminadas;
- Os recursos naturais da terra incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras, mediante uma cuidadosa planificação ou ordenamento;
- O homem tem a responsabilidade especial de preservar e administrar judiciosamente o patrimônio da flora e da fauna silvestres e seu habitat, que se encontram atualmente, em grave perigo, devido a uma combinação de fatores adversos. Consequentemente, ao planificar o desenvolvimento econômico deve-se atribuir importância à conservação da natureza, incluídas a flora e a fauna silvestres;
- Os recursos não renováveis da terra devem empregar-se de forma que se evite o perigo de seu futuro esgotamento e se assegure que toda a humanidade compartilhe dos benefícios de sua utilização.”
Acesse também: Pegada ecológica – o nosso planeta suporta o estilo de vida que levamos?
Desde a sua primeira celebração, no ano de 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente trabalha anualmente diferentes temas de importância ambiental. A seguir apresentamos alguns desses temas:
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/curiosidades-biologia/5-de-junho-dia-mundial-do-meio-ambiente.htm