Histologia

A Histologia é o ramo da Biologia que estuda os tipos de tecidos que formam os seres vivos.

A Histologia é o ramo da Biologia que estuda os tipos de tecidos que formam os seres vivos, e é por meio dela que conseguimos compreender a complexidade desses tecidos. Há a Histologia Animal, voltada ao estudo dos tecidos presentes nos animais, e a Histologia Vegetal, voltada ao estudo dos tecidos presentes nos vegetais.

Leia também: Microbiologia — o ramo da Biologia que estuda os micro-organismos

Resumo sobre a Histologia

Videoaula: Introdução à Histologia

O que é Histologia?

A Histologia é o ramo da Biologia cujos estudos são voltados aos tecidos que formam os seres vivos. A origem da palavra Histologia vem do grego histo, que significa tecido, e logos, que significa estudo. A Histologia pode ser basicamente dividida em Histologia Animal e Vegetal, estudando os tecidos dos animais e das plantas, respectivamente.

O que a Histologia estuda?

A Histologia estuda a origem, a estrutura e a função dos tecidos dos seres vivos. A divisão da Histologia em Histologia Animal e Histologia Vegetal divide os estudos entre os tecidos dos animais e os tecidos dos vegetais.

Histologia Animal

Os objetos de estudo da Histologia Animal têm como foco principal analisar os tecidos que compõem os animais existentes. A partir dos conhecimentos sobre os tecidos animais é possível entender como ocorre a formação dos órgãos, bem como o funcionamento do organismo como um todo. Por exemplo, na saúde, a análise de tecidos auxilia no diagnóstico de diversas doenças, ao comparar tecidos saudáveis com tecidos acometidos por alguma disfunção.

→ Tipos de tecidos

Ilustração dos principais tecidos do corpo humano, estudados na Histologia.
Ilustração dos principais tecidos do corpo humano. (Créditos: Paulo José Soares Braga | BiologiaNet)

Existem quatro tipos principais de tecidos animais, e todos eles se unem com funções específicas. Cada um tem a sua importância, e cada órgão é formado em geral por diversos tecidos.

♦ Tecido epitelial

O tecido epitelial é o tecido que tem função de revestimento, proteção, isolamento ou de secreção de algumas substâncias. Nesse tecido as células se encontram justapostas e quase não há matriz intercelular. Ele é um tecido avascular, ou seja, não possui vasos sanguíneos próprios e geralmente recebe auxílio de um tecido conjuntivo em relação à vascularização. Existem dois tipos principais de tecido epitelial: o tecido epitelial de revestimento e o tecido epitelial glandular.

♦ Tecido conjuntivo

O tecido conjuntivo é o tecido que tem função de preenchimento, suporte e conexões entre outras estruturas. Ele é composto por células especializadas imersas em uma matriz extracelular, isso pode variar a depender do tipo específico de tecido conjuntivo. A matriz extracelular é composta por proteínas, como colágeno e elastina, que conferem características específicas como elasticidade e resistência. Os principais tipos de tecido conjuntivo são: tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido adiposo, tecido sanguíneo e tecido conjuntivo propriamente dito. O tecido conjuntivo é um dos principais tecidos que são encontrados no corpo humano.

♦ Tecido muscular

O tecido muscular é o tecido que tem função de contração muscular. Ele é composto por fibras musculares, células que possuem a capacidade de contração e de relaxamento, o que gera força necessária para realizar movimentos. Existem três tipos de tecido muscular: o tecido muscular esquelético, o tecido muscular liso e o tecido muscular cardíaco.

♦ Tecido nervoso

O tecido nervoso é o tecido que tem função de coordenar e transmitir informações pelo corpo, permitindo o controle de funções motoras, sensoriais e cognitivas. O tecido nervoso é composto basicamente por dois tipos de células: os neurônios e os gliócitos. O tecido nervoso é considerado um dos tecidos de maior complexidade encontrado no corpo humano.

Histologia Vegetal

Os objetos de estudo da Histologia Vegetal têm como foco principal analisar os tecidos que compõem os vegetais existentes. As plantas são compostas de alguns tipos de tecidos que atuam realizando funções específicas para o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência. São os sistemas que dão estrutura aos vegetais, e basicamente existem dois tipos de sistemas: os tecidos meristemáticos e os tecidos permanentes.

→ Tecidos meristemáticos

Os tecidos meristemáticos são tecidos responsáveis pelo crescimento do vegetal e pela formação dos tecidos permanentes. Eles podem ser do tipo primário (crescimento primário, em altura) ou secundário (crescimento secundário, em espessura).

→ Tecidos permanentes

Os tecidos permanentes são aqueles formados a partir da diferenciação dos tecidos meristemáticos. Esse tipo de tecido pode ser classificado em quatro tipos principais: de condução, de sustentação, de revestimento e de preenchimento.

Veja também: Quais são os principais tecidos vegetais?

Histologia no Enem

O Enem é uma prova que é composta por diversos assuntos que são vistos ao longo da vida escolar. A Histologia quase sempre está presente na prova, com questões bem elaboradas sobre o assunto. A prova de Ciências da Natureza é composta por assuntos de Química, Física e Biologia, e questões sobre Histologia são bastante frequentes.

É importante saber que o assunto precisa ser estudado com dedicação, pois, além de ter muitos detalhes, a prova é feita para testar as conexões entre os assuntos. Para que você se saia bem nas questões do Enem, é importante ficar atento aos pontos a seguir:

Exercícios resolvidos sobre Histologia

Questão 1

(Enem)

A toxina botulínica (produzida pelo bacilo Clostridium botulinum) pode ser encontrada em alimentos malconservados, causando até a morte de consumidores. No entanto, essa toxina modificada em laboratório está sendo usada cada vez mais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com problemas físicos e/ou estéticos, atenuando problemas como o blefaroespasmo, que provoca contrações involuntárias das pálpebras.

BACHUR, T. P. R. et al. Toxina botulínica: de veneno a tratamento. Revista Eletrônica Pesquisa Médica, n. 1, jan.-mar. 2009 (adaptado).

O alívio dos sintomas do blefaroespasmo é consequência da ação da toxina modificada sobre o tecido:

A) glandular, uma vez que ela impede a produção de secreção de substâncias na pele.

B) muscular, uma vez que ela provoca a paralisia das fibras que formam esse tecido.

C) epitelial, uma vez que ela leva ao aumento da camada de queratina que protege a pele.

D) conjuntivo, uma vez que ela aumenta a quantidade de substância intercelular no tecido.

E) adiposo, uma vez que ela reduz a espessura da camada de células de gordura do tecido.

Resolução:

Alternativa B.

A aplicação da toxina botulínica é feita no tecido muscular, bem como a ação do Clostridium, que ocorre nos músculos.

Questão 2

(UFPI) Fazem parte dos tecidos conjuntivos, exceto:

A) Tecido ósseo.

B) Tecido muscular.

C) Tecido adiposo.

D) Tecido cartilaginoso.

E) Tecido sanguíneo.

Resolução:

Alternativa B.

O tecido muscular é um tipo de tecido diferente do tecido conjuntivo.

Fonte

JUNQUEIRA, L. C. U.; JUNQUEIRA, L. M. M. S. Técnicas básicas de citologia e Histologia. São Paulo: Santos Editora, 1983.  


Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/histologia-animal/histologia.htm