Gangrena

A gangrena é causada por infeções bacterianas, falta de irrigação sanguínea nos tecidos e lesões, as quais acabam por desencadear a morte de tecidos no organismo.

A gangrena é a morte de tecidos do corpo e pode ter diversas causas, como infecções bacterianas e falta de irrigação sanguínea desses tecidos. Pode ser classificada em diferentes tipos, sendo eles:

Os sintomas variam conforme o tipo de gangrena apresentado, podendo surgir mudanças na coloração da pele — variando entre um tom pálido até preto —, inchaço e febre.

Alguns fatores podem contribuir para o surgimento da gangrena, como diabetes, problemas circulatórios, tabagismo e obesidade. O tratamento consiste em remoção do tecido morto, administração de antibióticos e oxigenoterapia. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, mais eficaz.

A gangrena em alguns casos pode desenvolver complicações, como a necessidade de amputação de membros. Alguns cuidados podem ajudar a preveni-la, como evitar o tabagismo e controlar a diabetes.

Veja também: Doenças bacterianas – lista de doenças que também podem ser desencadeadas por bactérias

A gangrena caracteriza-se pela morte de tecidos do organismo.
A gangrena caracteriza-se pela morte de tecidos do organismo.

O que é gangrena?

A gangrena é a morte de tecidos do organismo. Ela afeta principalmente as extremidades, como dedos dos pés e mãos, mas também pode atingir órgãos internos. Apresenta-se de diferentes formas, dependendo, por exemplo, de suas causas e da velocidade em que o processo se instala. Se não tratada de forma rápida e eficaz, pode desenvolver complicações, como a amputação de membros, ou, até mesmo, a morte do doente.

Causas da gangrena

A gangrena pode ser causada por diferentes fatores, como:

Diante disso, é importante destacar que alguns fatores podem contribuir para o surgimento da gangrena. Veja a seguir alguns desses fatores de risco.

Acesse também: Qual é a importância do uso correto de antibióticos?

Tipos de gangrena

A gangrena pode apresentar-se de diferentes formas, como podemos ver a seguir.

A gangrena pode levar ao desenvolvimento de lesões que exalam um forte odor.
A gangrena pode levar ao desenvolvimento de lesões que exalam um forte odor.

Acesse também: Sepse – resposta do organismo a uma infecção, ocasioando uma disfunção orgânica

Sintomas da gangrena

Os sintomas da gangrena variam conforme o tipo apresentado, no entanto é necessário estar atento aos sintomas abaixo e procurar um médico caso eles apareçam:

Um dos sintomas da gangrena é a mudança na coloração da pele, a qual pode variar de pálida a preta.
Um dos sintomas da gangrena é a mudança na coloração da pele, a qual pode variar de pálida a preta.

Tratamento e prevenção da gangrena

O tratamento da gangrena consiste em remoção do tecido lesionado, oxigenoterapia hiperbárica (modalidade terapêutica realizada com o objetivo de aumentar a concentração de oxigênio transportado pelo sangue) e administração de antibiótico. Quanto mais precocemente iniciado o tratamento, melhores os prognósticos de recuperação.

Alguns cuidados devem ser tomados para se prevenir o surgimento da gangrena, como:


Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/doencas/gangrena.htm