Os gametas masculinos são os espermatozoides, células móveis flageladas que garantem a reprodução sexuada dos animais. Essas células são formadas nos testículos, por meio de um processo denominado espermatogênese, e são liberadas no momento da ejaculação.
Leia também: Sistema Reprodutor Masculino
Os espermatozoides são formados nos testículos, mais precisamente nos túbulos seminíferos, por meio de um processo denominado de espermatogênese. No processo formativo dos espermatozoides, as células germinativas dos homens formam as espermatogônias (células que darão origem aos espermatozoides), que se dividem e formam os espermatócitos primários. Os espermatócitos primários iniciam o processo de meiose (divisão celular que leva à formação de células com número de cromossomos reduzido pela metade) e, ao fim da meiose I, são chamados de espermatócitos secundários. Na segunda divisão da meiose, são formadas as espermátides haploides (células com metade do número de cromossomos da qual foi originada).
As espermátides, então, iniciam um processo de espermiogênese, que levará à diferenciação dessas células e a consequente formação do espermatozoide. Durante esse processo, é formado o acrossoma (estrutura rica em enzimas formada a partir do complexo golgiense), o núcleo celular é condensado, a cauda é constituída e o citoplasma da célula é reduzido, dando origem a um espermatozoide com características típicas.
É importante destacar que, durante a formação dos espermatozoides, pode ocorrer a formação de espermatozoides morfologicamente anormais, por exemplo, com mais de uma cabeça, com tamanhos fora da média ou ainda com diferentes números de caudas. Estima-se que pelo menos 10% dos espermatozoides que são eliminados na ejaculação do homem apresentam alguma anormalidade morfológica observável.
Os espermatozoides são formados por três partes básicas:
Cabeça: Nesse local, é encontrado o núcleo da célula. Sua porção anterior é coberta pelo acrossoma, uma estrutura em formato de capuz rica em enzimas que ajudam a penetração do ovócito (gameta feminino) no momento da fecundação.
Colo: Região que une a cabeça à cauda do espermatozoide.
Partes básicas de um espermatozoide
Cauda: Parte do espermatozoide que garante sua movimentação. É formada por três porções: peça intermediária, peça principal e peça terminal. Na intermediária, são encontradas mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de energia necessária para a locomoção do espermatozoide.
O espermatozoide é, portanto, uma célula altamente especializada, capaz de movimentar-se e adentrar o gameta feminino, garantindo, assim, a fecundação dessa célula e, consequentemente, a reprodução animal.
Aproveite para ler sobre o método contraceptivo: Espermicida
Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/biologia-celular/espermatozoide.htm