Organismos aeróbios e anaeróbios

Organismos aeróbios dependem do oxigênio para obter energia, e os anaeróbios não necessitam do oxigênio que, em certas concentrações, pode ser fatal para alguns organismos.

Os organismos necessitam de energia para a manutenção de seu metabolismo. Essa energia está armazenada nos alimentos e, para que os organismos a obtenham, é necessária a realização de um desses processos: respiração celular ou fermentação.

Nesses dois processos, a molécula de glicose, obtida nos alimentos, é quebrada em moléculas menores, liberando parte da energia contida em suas ligações para a célula. No entanto, essa quebra ocorre de forma diferenciada nestes dois processos:

Diante do exposto, podemos classificar os organismos como aeróbios ou anaeróbios:

Aeróbios: dependem do oxigênio para obter energia, pois realizam respiração aeróbia. Aqui destacamos os organismos eucariontes pluricelulares, como os humanos;

Anaeróbios restritos ou obrigatórios: não dependem do oxigênio, pois realizam respiração anaeróbia. Dependendo da concentração de oxigênio no ambiente, isso pode danificar moléculas importantes como o DNA, levando esses organismos à morte. Exemplos desses organismos são as bactérias causadoras do tétano e do botulismo;

Anaeróbios facultativos: alguns organismos são classificados como anaeróbios facultativos, pois, na presença de oxigênio, realizam respiração aeróbia e, na ausência desse gás, realizam os processos anaeróbios. Um exemplo é o fungo Saccharomyces cerevisiae, o levedo da cerveja, que realiza o processo de fermentação utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja, e também do pão.


Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/zoologia/organismos-aerobios-anaerobios.htm