Flor

A flor é o órgão que abriga as estruturas reprodutivas das angiospermas. Ela é constituída por um pedúnculo, um receptáculo e verticilos florais.

As flores são ramos caulinares com folhas modificadas e estão presentes nas plantas angiospermas. Elas constituem o órgão responsável pela reprodução sexuada e apresentam as seguintes partes:

Existem quatro tipos de verticilos florais. Na maioria das flores, são dois formados por apêndices inférteis (cálice e corola, que juntos formam o perianto) e dois formados por apêndices férteis (androceu e gineceu);

Cálice: conjunto de folhas protetoras, geralmente verdes, chamadas sépalas;

Corola: conjunto de pétalas que apresentam cores vivas e são mais finas que as sépalas, embora, às vezes, possam apresentar a mesma cor das sépalas. Nesse caso, são chamadas de tépalas. A corola tem grande importância na reprodução, pois, por causa de suas cores, aromas exalados e secreções produzidas, atraem animais denominados polinizadores que auxiliam no processo de polinização.

Androceu: verticilo masculino da flor. É formado por estames, que correspondem a microsporófilos, estruturas onde estão presentes os grãos de pólen. Os estames são constituídos por um pedúnculo, ou filete, com uma dilatação bilobada na extremidade (antera);

Gineceu: verticilo feminino da flor. Formada pelos carpelos, essa estrutura apresenta uma base dilatada, denominada de ovário, e na extremidade oposta há outra dilatação, o estigma, onde estão os grãos de pólen. O ovário e o estigma são interligados pelo estilete.

Quando a flor apresenta os quatro verticilos florais, ela é denominada de completa. Quando falta ao menos um verticilo, ela é incompleta.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos


Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/botanica/flor.htm