Minhocas

As minhocas são animais anelídeos e apresentam um corpo alongado e segmentado. Possuem grande importância econômica e ecológica, atuando na fertilização natural dos solos.

As minhocas são animais pertencentes ao filo Annelida (apresentam corpo dividido em segmentos ou metâmeros em forma de anel), classe Clitellata, pois apresentam clitelo (estrutura glandular que secreta substâncias para a produção do casulo, que abriga os ovos na reprodução) e subclasse Oligochaeta.

Características gerais:

Importância econômica e ecológica

As minhocas possuem grande importância econômica e ecológica, pois, ao revolverem o solo, melhoram o arejamento e textura deles. Além disso, digerem diversos compostos orgânicos, produzindo o húmus, que é eliminado e aumenta a fertilidade do solo, pois repõe naturalmente minerais como magnésio, nitrogênio e fósforo.

Por se alimentarem de matéria orgânica presente no solo, as minhocas podem atuar como bioindicadores da qualidade do solo. Na presença de poluentes, esses animais podem intoxicar-se, bioacumular poluentes ou morrer.

A utilização das minhocas, principalmente na fertilização do solo e como fonte de proteína para a alimentação animal, tem crescido bastante e, assim, cresceu também a minhocultura para a comercialização do húmus ou do próprio animal.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos


Fonte: Brasil Escola - https://www.biologianet.com/zoologia/minhocas.htm